Sobre a Revista

Foco e Escopo

O objetivo principal da Revista SEDA é publicar artigos, resenhas, ensaios, traduções e relatos de experiência docente em todos os campos dos estudos literários, linguísticos e culturais. As contribuições devem ser inéditas, nos idiomas português, inglês, espanhol ou libras. 

A revista recebe submissões em fluxo contínuo de contribuições de temática livre, desde que tais submissões estejam no escopo da revista.

 A revista também continuará a divulgar chamadas com prazos específicos de submissão para a seção de dossiês temáticos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Contribuição de pareceristas, geralmente professores universitários da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.

Periodicidade

Duas edições anuais. Nos anos de pandemia (2021 e 2022), apenas um número anual, respeitando-se o limite mínimo de 14 artigos por ano. Desde 2023, a submissão de trabalhos é realizada em formato de dossiês com organizadores ou em fluxo contínuo, desde que  os textos estejam de acordo com o foco e o escopo da revista. Este novo contexto de publicação científica traz maior agilidade na difusão dos resultados de pesquisas realizadas nas áreas temáticas da revista, já que os textos são publicados assim que aprovados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Direito Autoral

A revista SEDA publica trabalhos inéditos, referentes as áreas de estudos linguísticos e literários e seu ensino. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com trabalhos em português, inglês, espanhol e libras. 

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.