Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Autor deverá ter currículo Lattes com atualização de no mínimo um ano.
  • Todas as referências deverão ser devidamente identificadas, oferecendo URLs para as referências sempre que possível. Casos de plágio e autoplágio serão investigados pela equipe editorial, acarretando imediata reprovação do artigo quando identificados.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A SEDA publica artigos sobre pesquisas no campo de Letras e Linguística. Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não deverão ter sido previamente publicados em nenhum outro meio, seja impresso, digital ou outros, nem estar sendo objeto de avaliação em nenhum outro periódico.

Todos os autores deverão ser profissionais de nível superior em Letras ou em outra área com pesquisa em área de Letras ou Linguística.

Os originais, escritos em português, Libras, inglês, espanhol ou francês, serão submetidos aos conselhos editorial e consultivo e, quando necessário, aos consultores ad hoc, em avaliação cega por pares.

Na elaboração dos originais deverão ser atendidas as seguintes normas:

  1. A submissão dos artigos ocorrerá exclusivamente através do site revistaseda.org no qual os autores se cadastrarão com a função “autor” e seguirão as orientações do sistema OJS.
  2. Os trabalhos devem ser apresentados em espaço 1,5, no programa Microsoft® Word, fonte times new roman, tamanho 12, contendo entre 25.000 e 45.000 caracteres (com espaço), incluindo REFERÊNCIAS, RESUMO, Palavras-chave, ABSTRACT e Key words. A página deve ter margem 3cm em todos os lados. Os parágrafos devem ter recuo de primeira linha de 1,25cm. O título do artigo também deverá ser apresentado em inglês, junto ao abstract.
  3. As resenhas deverão ter cerca de 4 a 5 páginas com título próprio, diferente daquele da obra resenhada, em português e inglês. Após o título, o autor deverá indicar os dados bibliográficos do trabalho resenhado.
  4. O nome do autor não deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.
  5. O artigo deverá possuir a seguinte estrutura:
    • Título (centralizado, sem caixa alta, em negrito)
    • RESUMO e ABSTRACT
    • CORPO DO ARTIGO (incluindo as SUBSEÇÕES)
    • REFERÊNCIAS

- Para artigos em submissão inicial: o RESUMO e o ABSTRACT ou RESUMEN deverão ser apresentados em bloco único cada e devem estar em única página, obedecendo a seguinte ordem: Título em caixa baixa e negrito, texto (até 200 palavras). Em parágrafo à parte, três Palavras-chave e Keywords ou palabras clave, em negrito e separadas por ponto e vírgula.

  1. O texto será corrido, com respectivos parágrafos, incluindo as tabelas, gráficos e figuras, ou seja, se houver imagens, estas já deverão estar inseridas no texto, de acordo com sua menção;
  2. Uma pasta separada deverá conter os arquivos das imagens em extensão JPG e TIFF com resolução mínima de 400 DPIs;
  3. As citações no texto deverão ser apresentadas de acordo com a NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002. Exemplo:
    • Nome do autor dentro da citação deverá ser com letras minúsculas: “De acordo com Silva (1995, p. 33)...”; “... em relação aos dados de Miranda et al. (2006, p. 34);
    • Nome do autor fora da citação, mas dentro de parênteses, letras maiúsculas: “Apesar das aparências ... (DERRIDA, 1967, p. 33)”, “... comportamento seguro (RIMAL et al., 2001, p. 127)”;

OBSERVAÇÃO: citações longas, de mais de 3 linhas, devem ser destacadas do corpo do parágrafo, formatadas com espaçamento simples, fonte tamanho 10, recuadas 4 cm da margem esquerda. 

  1. A literatura citada deverá ser normalizada, nas REFERÊNCIAS, de acordo com a NBR 6023, da ABNT, de agosto/2002, em ordem alfabética, sem recuo de parágrafo, negritar onde for o caso (não será aceito título em itálico ou sublinhado). Exemplo:
    • Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo, Nome do Periódico em negrito, Local de publicação: nome da editora, volume, número do periódico, intervalo de páginas citado (p. 97-108), mês abreviado/ano de publicação.
    • Livros, Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo normal (se houver). Local da publicação: nome da editora, ano de publicação.
    • Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo normal. In: SOBRENOME, Nome (do autor do livro). Título do livro em negrito. Local de publicação: nome da editora, ano de publicação.
    • Internet: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em negrito: subtítulo normal (se houver). Disponível em: endereço do trabalho na internet. Acesso em: data do acesso (19 jan. 2000).
  1. Para caracteres alheios aos do alfabeto utilize fonte Symbol ou editores de equações próprios do Microsoft® Word.
  2. A simples submissão do artigo não implica obrigação de publicação.
  3. Os trabalhos que não cumprirem as orientações acima não serão submetidos à análise e serão retirados do Portal Costa Lima (www.ufrrj.br/SEER).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A SEDA associa suas publicações à licença Creative Commons.