Linguística textual e ensino de leitura sob a perspectiva multimodal
PDF

Palavras-chave

Multimodalidade; Construção de Sentidos; Ensino de Leitura.

Como Citar

GUMIÉRO COSTA , E.; GERSON , G.; NASCIMENTO RODRIGUES , M. Linguística textual e ensino de leitura sob a perspectiva multimodal. SEDA - Revista de Letras da Rural-RJ, v. 5, n. 12, p. 87-101, 15 jan. 2021.

Resumo

Partindo do pressuposto de que o ensino de língua materna deva abarcar mais que simples exercícios mecânicos que envolvam recortes de informações contidas nos textos, atividades de cunho classificatório e até mesmo meras reproduções de estruturas pré-estabelecidas, a proposta que se apresenta, pautada sob o ponto de vista da Linguística textual, visa discutir a relação entre texto e leitor, apontando os gêneros textuais multimodais, em especial, como condutores de processos interpretativos que abarcam múltiplas competências, sejam elas linguísticas, contextuais, socioculturais, entre outras. A partir da análise de autores, tais como Marcuschi (2008), Kleiman (2011), Cavalcante e Filho (2010), Júnior et al. (2017), entre outros, foi elaborada uma sequência de atividades de leitura em turma de sexto ano do Ensino Fundamental, a fim de descrever como é concebida a construção de sentidos pelos alunos ao contato com textos multimodais. 

PDF

Referências

BARROS, Cláudia Graziano Paes. Capacidades de leitura de textos multimodais. EdUFMT, Cuiabá, v. 1, n. 19, p. 161-186, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; FILHO, Valdinar Custódio. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v. 12, n. 2, p. 56-71, 2010.

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

JÚNIOR, R. C. et al. Leitura, multimodalidade e ensino de Língua Portuguesa. In: Dossiê – O texto em sala de aula: práticas e sentidos. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 7, n. 17, p. 285-302, 2017.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3 ed. São Paulo: Parábola, 2008.

SANTOS, Veraluce Lima. Ensino de Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 SEDA - Revista de Letras da Rural-RJ