Referenciação e patemização em telejornais: o caso da detenta Suzy Oliveira ou do traveco demoníaco

Autores

  • Margareth Andrade Morais Autor
  • Rafael Guimarães Nogueira Autor

Palavras-chave:

Referenciação, Patemização, Orientação argumentativa

Resumo

O objetivo desta pesquisa é comparar, em reportagens televisivas, as formas de referenciação empregadas na construção da imagem de presidiárias transexuais e, em específico, da detenta Suzy Oliveira, e seus possíveis efeitos patêmicos. Sob os princípios teórico-metodológicos da Linguística de Texto, aos quais se soma a sistematização semiolinguística das tópicas patêmicas, investiga-se como as expressões referenciais podem salientar a representação que o enunciador intenta atribuir aos objetos de discurso e, paralelamente, as prováveis emoções despertadas no enunciatário. Para tal, analisam-se a matéria apresentada no Fantástico sobre os desafios dessa população carcerária e a apresentada no Alerta Nacional sobre os crimes praticados por Susy Oliveira. A análise qualitativa desses textos jornalísticos revela a construção de efeitos discursivos que apontam orientações argumentativas distintas de cada veículo de televisão.

Biografia do Autor

  • Margareth Andrade Morais

    Margareth Andrade Morais é doutora em Língua Portuguesa (Linguística Textual) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também se tornou mestre em 2012. Desde 2011, pertence ao quadro de professores de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 

  • Rafael Guimarães Nogueira

    *Rafael Guimarães Nogueira é doutor em Estudos de Linguagem (Análise Semiolinguística do Discurso) pelo Instituto de Letras da UFF e mestre em Língua Portuguesa (Linguística Textual) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Desde 2010, é professor do IFRJ (campus Rio de Janeiro), onde leciona para turmas do Ensino Médio. 

Downloads

Publicado

2024-01-27