Negligência com a consciência fonológica e o princípio alfabético

Autores

  • Lorane Guimarães Carvalh Autor
  • Marli Hermenegilda Pereira UFRRJ Autor

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Ensino, Letramento

Resumo

Este trabalho mostra a importância de estimular a consciência fonológica em todos os anos da educação escolar e não somente nos iniciais. Para isso, conceituamos tal consciência e a sua relevância nas classes de alfabetização. Também levantamos questões sobre a negligência fonológica através dos problemas encontrados na escrita dos alunos nos diferentes anos do Ensino Fundamental e, a partir disso, elaboramos atividades didáticas com o intuito de sanar as dificuldades e de promover o desenvolvimento da consciência fonológica. Embasados nas considerações de Soares (2017) em que “alfabetização e letramento são coisas distintas, mas indissociáveis”, trabalhamos a consciência fonológica de modo a contemplar os diferentes anos de escolaridade. Através da comparação das produções escritas dos  alunos dos 3º, 5º e 6º anos em duas escolas municipais do Rio de Janeiro, observamos uma dificuldade parecida: a troca dos grafemas l e lh. Desse modo, apresentamos atividades similares para os anos descritos e analisamos que, ao final das propostas, os alunos já identificavam o grafema adequado para escrever os nomes dos elementos e das ações representadas pelas figuras. Assim, de acordo com Queiroz; Pereira (2013, p. 43), concluímos que a “consciência fonológica mal desenvolvida é um dos fatores de dificuldade de leitura e escrita” e que, para resolver esse problema, é preciso trabalhar na perspectiva do letramento. 

Biografia do Autor

  • Lorane Guimarães Carvalh

    Professora licenciada em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Augusto Motta (2008). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2016). Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (2017). Atualmente é professora I - Português/ Inglês da Escola Municipal Professora Célia Sobreira e professora I -Português da Escola Municipal Prefeito Hélio Ferreira da Silva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Línguas Portuguesa e Inglesa.

  • Marli Hermenegilda Pereira , UFRRJ

    Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto III de língua portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de variação Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação de orações temporais, conectores temporais, ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

25-10-2023