Entrecruzamento de escritas de bastidores

Autores

  • Tereza Seiblitz Autor
  • Raïssa de Góes Autor

Palavras-chave:

escritas de si, Diários, Infraturas, Arte/vida, Pensamento riso

Resumo

Este artigo pretende levantar questões e apontar convergências entre alguns textos escritos em situação limite. Por que escrever em situações limite? Para quem se escreve? O que se escreve? Qual é a distância vital para que essa escrita se torne potência? Adotando uma perspectiva que remete à nossa experiência com teatro, procuramos observar que tipo de pensamento surge dos textos escolhidos, a princípio escritos para não serem lidos. Além de trazer para essa conversa Lygia Clark, Helio Oiticica, Waly Salomão, Torquato Neto e Paulo Leminski, utilizaremos trechos de arquivos pessoais e diários de processo onde a questão vida/arte nos parecem imbricadas. Em alguns momentos aparecerá o personagem uma atriz/outra atriz no intuito de desdobrar o discurso. Serão misturados textos diferentes que se ligam de maneira associativa. Um certo pensamento-riso, seguindo as formulações de Deleuze em Lógica do sentido é privilegiado aqui levando em conta sua potência para sair de impasses de forma inventiva.   

Biografia do Autor

  • Tereza Seiblitz

    Atriz, graduada em Letras - Produção Textual (formatura em 2016.2) na PUC-Rio. Atualmente cursa o Mestrado em Literatura Cultura e Contemporaneidade na PUC- Rio. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Interpretação Teatral, Performance, Leitura de poesia, Dança e Coreografia. Desenvolve pesquisa de mestrado orientada por Marília Rothier Cardoso e Helena Martins. A partir de arquivos de processos criativos como atriz pretende investigar o humor como tecnologia epistemológica.

  • Raïssa de Góes

    Doutora em Literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio desde 2017. Obteve o título de mestre na PUC-Rio, Literatura, Cultura e Contemporaneidade, em abril de 2012. Onde desenvolveu um trabalho interdisciplinar entre a literatura e as artes visuais. Atua ainda nas áreas de teatro e performance. Atualmente ministra cursos livres de arte e literatura no espaço de estudos Curva.

Downloads

Publicado

2023-10-25