Distopia e Utopia do Nacionalismo Vira-Lata: Herança Biológica e Determinismo Genético

Autores/as

  • Edson Pereira Silva Autor/a
  • Michelle Rezende Duarte Autor/a
  • Luca Ribeiro Mendes Nicola Autor/a

Resumen

A noção de que as características presentes numa população podem ser reduzidas a sua herança biológica e de que essa herança tem a força de um destino de grandeza (ou inferioridade), longe de ser algo novo, permeia o senso comum e, também, as ciências desde muito tempo. No caso brasileiro, o fato de que a nossa população tem uma origem mestiça tem sido acompanhada de uma série de representações que oscilam da distopia (“complexo de vira-latas”) a utopia (“elogio do vira-lata”), formando aquilo que é aqui chamado de um verdadeiro “nacionalismo vira-lata”. As origens dessas distopias e utopias que tem acompanhado o fato da população brasileira ser miscigenada são discutidas em relação às ideias de herança biológica e determinismo genético. A conclusão é que o determinismo biológico que acompanha esses mitos enraizados no senso comum é um reducionismo científico associado às mais diversas manifestações ideológicas.

Biografía del autor/a

  • Edson Pereira Silva

    Possui bacharelado em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Genética pela University of Wales-Swansea (1998) e pós-doutorado em  Genética Molecular pela University of Swansea. Professor Associado do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Genética Marinha e Evolução. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Populações de Organismos Marinhos, atuando principalmente nos  seguintes temas: genética molecular, conservação, bioinvasão, teoria evolutiva,epistemologia e ensino.

  • Michelle Rezende Duarte

    Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da Universidade Federal Fluminense no Laboratório de Genética Marinha e Evolução. Tem experiência nas áreas de genética de populações e análise de dados e meta-dados em ecologia, genética e evolução

  • Luca Ribeiro Mendes Nicola

    Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, onde atualmente faz o curso de Licenciatura. Desenvolve, no Laboratório de Genética Marinha e Evolução-UFF, pesquisas relacionadas aos aspectos epistemológicos e de ensino do determinismo biológico e genético. 

Publicado

2024-01-27