Antologia da poesia erótica brasileira, de Eliane Robert Moraes, e as possibilidades de uma tradição erótica na literatura do Brasil

Autores/as

  • Thales Sant’Ana Ferreira Mendes Autor/a

Palabras clave:

Antologia da poesia erótica brasileira; Eliane Robert Moraes; Historiografia literária; Literatura erótica.

Resumen

Com base em parte dos achados teóricos que trabalhamos em Da lascívia seleta (2017), analisamos a concepção de literatura e tradição erótica de Eliane Robert Moraes presente na Antologia da poesia erótica brasileira (2015), sem deixar de lado o que para a autora seriam temas e procedimentos recorrentes nessa literatura. Ao levarmos em consideração a seleção dos textos e sua organização cronológica, bem como a busca latente da autora por uma especificidade brasileira e a fundamentação teórica desenvolvida no prefácio que abre a antologia, é possível afirmar que a obra de Moraes é uma espécie de “história da literatura erótica brasileira” narrada através de poemas, ou que, ao menos, guarda semelhanças estruturais com esse tipo de historiografia.

Biografía del autor/a

  • Thales Sant’Ana Ferreira Mendes

    Licenciado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob orientação do Prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza. 

Publicado

2024-01-27