Construção cena a cena: a narrativa jornalística como mosaico litero-factual em Chico Mendes: Crime e Castigo, de ZuenirVentura

Autores

  • Francielle Maria Modesto Mendes Autor
  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós Autor

Palavras-chave:

Literatura, Jornalismo, Zuenir Ventura

Resumo

A presente pesquisa analisa as marcas literárias e jornalísticas presentes no livro Chico Mendes: Crime e Castigo, do periodista brasileiro Zuenir Ventura. O artigo busca compreender como o livro-reportagem ora em estudo utiliza os elementos da literatura para compor a tessitura da narrativa jornalístico-literária. O escopo do trabalho centra-se na assimilação de uma característica peculiar à narrativa do livro-reportagem, centrada na construção cena a cena. Serão utilizados como arcabouço teórico os autores Mikhail Bakhtin e Hayden White, cujas análises ajudam a compreender as imbricações entre as narrativas jornalísticas, históricas e literárias.

Biografia do Autor

  • Francielle Maria Modesto Mendes

    Doutora pelo Programa de História Social da USP, Mestre em Letras pela UFAC. Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, da UFAC.

  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós

    Professor Mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre - UFAC, onde atua como professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, da UFAC.

Downloads

Publicado

25-10-2023