Linguística Textual no Brasil: trajetória e principais temas da obra de Ingedore Koch

Autores

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Autor
  • Claudia Assad Alvares Assad Alvares Autor

Palavras-chave:

Linguística do Texto; Implícitos; Intertextualidade.

Resumo

O tema aqui tratado é a trajetória da Linguística de Texto no Brasil e a importante contribuição de Ingedore Koch para sua implementação e desenvolvimento. Objetiva-se apresentar os caminhos percorridos pelos estudos do texto como unidade de sentido, sua análise, compreensão e ensino, temas desenvolvidos por vários pesquisadores a partir de obras pioneiras de Koch — nossa autora homenageada —, e queremos ressaltar a importância de Luiz Antonio Marcuschi e de Luiz Carlos Travaglia, entre outros, para desenvolvimento dos estudos do texto entre nós, sobretudo a aplicação ao ensino de texto e sua interpretação.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis

    É Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criou e dirigiu, desde 1993, o Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD-Rio) na Faculdade de Letras da UFRJ, onde atua como pesquisadora permanente. Até o momento, já publicou 57 capítulos de livros e 12 livros de autoria individual, além de ter organizado 6 livros coletivos. Recebeu, em 2016, o Prêmio da Associação dos Escritores por sua participação na obra coletiva: Gramática para Concursos: teoria e prática.

  • Claudia Assad Alvares Assad Alvares

    É Doutora em Filologia e Língua Portuguesa e Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade de Pernambuco; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE/UPE), é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação no sertão do São Francisco (GEPHESF/UPE) e do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CIAD-Rio – UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-01-27