Estratégias de referenciação em textos multissemióticos

Autores

  • Mônica Magalhães Cavalcante Autor
  • Mariza Angelica Paiva Brito Autor

Palavras-chave:

Anáforas, Elementos Evocativos, Referenciação

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é demonstrar, por meio da análise de charges e acusações postadas nas redes sociais Facebook e WhatsApp, que os interlocutores elaboram representações negociadas dos referentes a partir de pistas contextuais que lhes permitem reconstruir introduções referenciais ou anáfora (retomada). Tais indicações são expressas ou retratam identidades em textos imagético-verbais, ou apenas elementos evocativos que fazem parte desses textos. À semelhança do que é feito pelas expressões referenciais, as imagens podem explicar os referentes ou apenas evocá-los. Tentamos demonstrar como alguns dos traços imagéticos que evocam referentes são explicáveis pela Grammar of Visual Design de Kress e van Leeuwen, e que os mesmos traços podem favorecer processos sociocognitivos de introdução, anáfora e dêixis.

Biografia do Autor

  • Mônica Magalhães Cavalcante

    Mônica Magalhães Cavalcante é graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1985); tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Em 2003, fez pós-doutorado em Linguística pela Unicamp. Desde 1989, é professora da Universidade Federal do Ceará e, atualmente, é bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa nível PQ-1. Tem experiência na área de linguística textual, com ênfase em referenciação, intertextualidade, metadiscursividade, argumentação, heterogeneidades enunciativas, gêneros do discurso, articulação tópica e sequências textuais.

  • Mariza Angelica Paiva Brito

    Mariza Angelica Paiva Brito é professora do Mestrado em Estudos da Linguagem e do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (Unilab); Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FUNCAP (BPI); Professora Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); Pós-Doutora em Linguística de Texto, Mestre e Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Líder do GELT - Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (CNPq / UNILAB) e Vice-líder do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq / UFC). Membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL); Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará; Desenvolve pesquisas na área de Linguística Textual, Psicanálise, heterogeneidade enunciativa e argumentação.

Downloads

Publicado

2024-01-27