O processamento textual na leitura da bula da Neosaldina

Autores

  • Janine Maria Rocha da Silva Autor
  • Ivana Quintão de Andrade Autor

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Sistemas de conhecimento, Bula de remédio

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre os três grandes grupos de conhecimento necessários para o processamento textual: conhecimento linguístico; conhecimento enciclopédico (ou de mundo) e conhecimento interacional (KOCH; ELIAS, 2017), tendo em vista as práticas escolares de leitura. Partindo da concepção de texto como lugar de interação onde, em nome de uma intencionalidade e de um projeto de dizer, atuam os construtores sociais da situação comunicativa, acreditamos ser possível observar como os três sistemas de conhecimento mencionados participam do ato linguageiro e como eles podem ser ativados pelo aluno-leitor da Educação Básica durante sua atividade de leitura e produção de sentidos. Para o desenvolvimento dessa proposta, selecionamos, como corpus, a bula do medicamento Neosaldina e, para analisá-lo, nos guiaremos pelos conceitos de texto, leitura e sistemas de conhecimento preconizados pela Linguística Textual, a qual, neste trabalho, será representada, principalmente, por Koch (1999; 2000; 2005) e Marchuschi (2008; 2009; 2012).  

Biografia do Autor

  • Janine Maria Rocha da Silva

    Possui Graduação em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2012) e doutorado (2019) em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde integra o Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (GEPELT)/UFF. Atualmente, é professora da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira, onde exerce também a função de vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, e professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Além disso, atua também como revisora de textos ligados às áreas de Engenharia e Designer e como professora em cursos preparatórios militares e concursos públicos

  • Ivana Quintão de Andrade

    Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde abril de 2019. Linha de pesquisa: Teorias do texto, do discurso e da interação. Tem graduação e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense; e mestrado em Linguística, também pela UFF. Atua como professora de Língua Portuguesa e Produção Textual em escola da rede pública de São Gonçalo (RJ). Colabora na Revista Gragoatá (UFF) como revisora de artigos. Integra o Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (GPLeiFEn)/UFF, desde 2015; e o Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (GEPELT)/UFF, desde 2020.

Downloads

Publicado

2024-01-27