Resumo
: O trabalho apresenta a cronística de Gaspar de Carvajal intitulada Descubrimiento del Río de las Amazonas que retrata a expedição de Francisco de Orellana e Gonzalo Pizarro em 1541/1542 quando cruzaram o rio Amazonas. Na obra, notamos a descrição da conquista do Novo Mundo que significou uma aproximação com os ideais do Velho Mundo. Duas realidades distintas que ganharam representatividade nesse processo. O novo cenário repleto de contrastes que surgiu diante dos olhos curiosos dos conquistadores, aos poucos se tornaria um lugar onde confirmariam a existência do que já haviam tomado como verdade, em virtude principalmente das leituras das novelas de cavalaria e de uma visão etnocêntrica do Novo Mundo. Os mitos também impulsionaram a exploração e dominação de novos territórios. Para isso, desenvolveram-se estudos bibliográficos sobre os temas, utilizando-se autores como Irving (1996), Pizarro (2009), Heufemann-Barría (2014), Mignolo (1982), Almeida (2013) entre outros. O resultado deste trabalho busca apresentar as realidades do Novo Mundo e do Velho Mundo presentes no discurso de Carvajal e a contribuição da cronística para futuras pesquisas sobre o tema.
Referências
CARVAJAL, Fray G. de. Relación del Descubrimiento del Río de las Amazonas. Edición y notas de Nieves Pinillos Iglesias, Madrid: Babelia, 2011.
FRANCO JÚNIOR, Hilário, 1948- A Idade média: nascimento do ocidente / Hilário Franco Júnior. -- 2. ed. rev. e ampl. -- São Paulo: Brasiliense, 2001.
GONDIM, Neide. A Invenção da Amazônia, São Paulo, Marco Zero, 1994.
HEUFEMANN-BARRÍA, Elsa Otilia. Orellana, Ursúa y Lope de Aguirre: Sus hazañas novelescas por el Río Amazonas ( siglo XVI). 2ª EDICIÓN, La Mirada Malva, 2014.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. SP: Companhia das Letras, 2010.
IRVING, A. Leonard. Los libros del conquistador. México: Fondo de Cultura Económica, 1996.
MIGNOLO, Walter. Cartas, crónicas y relaciones del descubrimiento y la conquista.1982.
PEDRO, Juliana de Castro. Descobrimentos no Alto Amazonas. Crônicas e Relatos na Colonização da América. XVII Encontro Nacional de História – O Lugar da História. Campinas, UNICAMP, 2004.
PIZARRO, Ana. Imaginario y Discurso: La Amazonía. Revista de Crítica Literaria
Latinoamericana. Universidad de Santiago de Chile, Año XXXI, Nº 61. Lima-Hanover, 2005.
SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro, São Paulo: Martins Fontes, 1999.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 SEDA - Revista de Letras da Rural-RJ