Digital Educational Game: a proposal for English language teaching and learning.
Palavras-chave:
Jogos digitais educacionais, TOEFL®, Ensino/aprendizagem de Língua InglesaResumo
Atualmente, as pessoas das mais variadas esferas da sociedade, de diferentes níveis socioeconômicos e faixas etárias têm mudado a maneira como se divertem e aprendem. Este fenômeno ocorre devido ao consumo e à produção de jogos digitais e mais especificamente às tecnologias interativas que circulam no nosso cotidiano. Da mesma maneira, os jogos digitais têm demonstrado uma crescente capacidade não apenas de entreter, mas também de contribuir de forma lúdica e envolvente para a aquisição e a construção de conhecimento. De forma geral, muitos produtos desenvolvidos pela indústria de games mais populares não proporcionam um material voltado para a área educacional. Em contrapartida, aqueles que priorizam o ensino, mais especificamente o ensino de línguas estrangeiras modernas, remetem a um formato menos atraente e enfatizam o que é reproduzido no ensino tradicional para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa como língua estrangeira. O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras, bem como proporcionar oportunidades de acesso de estudantes brasileiros a universidades no exterior. Para atender a esta demanda, o programa oferece a aplicação de testes de proficiência para medir a habilidade de estrangeiros na Língua Inglesa em nível acadêmico. É, neste cenário, que o presente trabalho está inserido cuja proposta principal é apresentar o protótipo de um jogo digital com uma finalidade educacional no que se refere ao ensino/aprendizagem de Língua Inglesa.