Novas linguagens na EJA: o stand-up no ensino de produção textual

Autores

  • Angela Marina Bravin dos Santos UFRRJ Autor
  • Rennan Furtado Autor

Palavras-chave:

Stand-up comedy, estudo e uso do objeto direto anafórico, ensino colaborativo

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma mediação didática de base 
colaborativa e sua apresentação no minicurso NOVAS LINGUAGENS NA 
EJA: O STAND-UP NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL, ministrado no III Seminário de Línguas da UFRRJ. Tal mediação promove a interface entre ensino de gramática e de produção textual, com ênfase na referenciação por meio do objeto direto anafórico, a partir do gênero discursivo stand-up comedy, em turmas do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se incentivar a participação dos alunos inseridos nos cursos da EJA da rede pública do estado do Rio de Janeiro (NEJA), partindose da hipótese de que o uso do referido gênero os estimularia a desenvolver atividades de leitura, produção textual e reflexão sobre usos linguísticos. Para tanto, a pesquisa baseou-se na Teoria Colaborativa de Aprendizagem (BEHRENS, 2013), o que possibilitou a organicidade da mediação para promovermos um ensino participativo em que a interação entre aluno e 
professor constitui a base do trabalho. Utilizou-se, ainda, a teoria do contínuo 
dos gêneros discursivos proposto por Marcuschi (2001). 

Biografia do Autor

  • Angela Marina Bravin dos Santos, UFRRJ

    Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, sujeito pronominal, fala carioca, leitura extratextual, variação linguística, ensino de PLE/PLA.

  • Rennan Furtado

    Mestre em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduado em Letras -Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na rede pública Estadual do Rio de Janeiro. Suas principais áreas de interesse são: as teorias de gênero e ensino de língua, o ensino de jovens e adultos e teorias de letramentos.

Downloads

Publicado

25-10-2023