Habilidades metassintáticas no estabelecimento de relações de adversidade, causa, conclusão e finalidade: uma proposta de mediação pedagógica

Authors

  • Roza Palomanes Author
  • Mario Mangabeira2 Author

Abstract

Considerando a importância da utilização de construções subordinativas e coordenativas para a produção textos coerentes e coesos, o presente artigo visa apresentar a proposta de mediação pedagógica realizada com um grupo de alunos de 6º ano de escola pública do município do Rio de Janeiro, sob a perspectiva teórica da metacognição, metalinguagem e, mais especificamente, da consciência metassintática. (FLAVELL, 1979; GOMBERT, 1992, 2003 e CORRÊA, 2004). A ideia de propor uma aplicação da teoria metacognitiva à prática pedagógica partiu da observação de que a maioria dos alunos que chega ao 6º ano do Ensino Fundamental produz períodos simples justapostos ou períodos compostos em que se utiliza, prioritariamente, o conectivo “e”. Foram aplicados pré-teste e pós-teste, no início e no fim da pesquisa, e, entre eles, atividades voltadas para o aprimoramento da produção de estruturas infra-sentenciais e sentenciais, no que tange a articulações de orações. Os resultados da pesquisa apontam para a melhoria do desempenho da produção escrita dos alunos no que se refere às construções que estabelecem relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade. Conclui-se, ao final, a eficácia da proposta e a necessidade de ampliação das investigações propostas pela pesquisa para a verificação de mais evidências que comprovem a relação entre a consciência metassintática e um melhor desempenho na produção de textos, no que se refere a sua microestrutura.

Author Biographies

  • Roza Palomanes

    Com graduação em Letras (1988), especialização em Língua Portuguesa (UERJ - 1998), Mestrado (UFRJ -2002) e Doutorado em Linguística (UFRJ-2007). Atualmente é Professor de Linguística na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Participa do grupo de pesquisa ELMEP certificado pela Instituição. É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras – PROFLETRAS - desenvolvendo pesquisas dentro da linha TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO, é coautora do livro MANUAL DE LINGUÍSTICA e coautora e organizadora dos livros PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS e ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL, todos publicados pela Editora Contexto, além de ter publicados capítulos em livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras na área de linguística.

  • Mario Mangabeira2

    Licenciado em Letras - Português e Inglês (UCB), Especialista em Língua Portuguesa (UERJ) e Mestre em 
    Letras pelo programa PROFLETRAS (UFRRJ), sendo bolsista CAPES, na área de concentração "Teorias 
    da Linguagem e Ensino."

Published

2024-02-26