A fotografia como meio de representação da literatura e implicações para a identidade do leitor multimodal

Autores/as

  • Lígia Ribeiro de Souza Zotesso Autor/a
  • Vera Helena Gomes Wielewicki Autor/a

Palabras clave:

Circulação literária, fotografia, multimodalidades, leitor multimodal

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir a circulação de obras literárias no meio fotográfico. Com isso, nossa proposta parte de dois princípios: primeiro, verificar possíveis implicações para a formação da identidade do leitor contemporâneo multimodal. Segundo, identificar recursos multimodais que permitem que o leitor compreenda o visual como um meio de representação e informação. Para isso, abordamos a Série Books, do fotógrafo francês Pierre Beteille. O projeto possui dezoito fotografias inspiradas na literatura, sendo que para este trabalho investigaremos quatro imagens: Pinóquio, de Carlo Collodi; Robinson Crusoé, de Daniel Defoe; A Metamorfose, de Franz Kafka e A Náusea, de Jean-Paul Sartre. Como  fundamentação teórica, recorremos a Kress (2010), Kress e VanLeeuwen (2001, 2006), com estudos sobre multimodalidades e Kossoy (1999), Sontag (2003; 2004) e Flusser (1985), com estudos sobre fotografia. 

Biografía del autor/a

  • Lígia Ribeiro de Souza Zotesso

    Graduada em Letras (Licenciatura Plena) Inglês, Português e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Fátima do Sul - FIFASUL (2007), mestra em  Letras - Literatura e a Formação de Leitores pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011). Atualmente participa como acadêmica do Grupo de Pesquisa - Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras da USP (CNPq) e como aluna especial de doutorado em letras (UEM).

  • Vera Helena Gomes Wielewicki

    Professora associada da Universidade Estadual de Maringá; doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2002), com pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é participante do grupo de pesquisa Identidade e Leitura da UFPR (CNPq) do grupo de pesquisa Produção, Circulação e Recepção de Textos Literários da UEM (CNPq).

Publicado

2023-10-25