Reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras na Educação Básica -A proposta da BNCC de ensino exclusivo de uma delas é o desejo dos estudantes?

Autores/as

  • José Ricardo Dordron de Pinho Autor/a

Resumen

Este trabalho tem por objetivo comprovar se os estudantes do Ensino Médio estão a favor da proposta da BNCC (2017) de se oferecer apenas uma língua estrangeira na escola e que tal língua seja, de maneira obrigatória, o inglês. Para tanto, foram entrevistados 220 estudantes do Colégio Pedro II, ingressantes no nível analisado, para o qual o colégio oferece três opções de línguas estrangeiras. No questionário, foi perguntado aos estudantes que língua escolheram, por que a escolheram e o que acham da possibilidade de decidir que língua vão estudar. Também consideramos a experiência prévia dos mesmos com relação às aulas de línguas estrangeiras. Como resultados, observamos que os estudantes valorizam a possibilidade de escolher a língua objeto de estudo e que há público para várias línguas; além disso, há estudantes que consideram pouco estudar uma única língua estrangeira.

Biografía del autor/a

  • José Ricardo Dordron de Pinho

    José Ricardo Dordron de Pinho é bacharel e licenciado em Letras-Português/Espanhol (1994-1996), mestre em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas (2002) e doutor em Língua Espanhola (2013), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor titular de Espanhol do Colégio Pedro II, onde atua na Educação Básica e no curso de Mestrado (MPPEB - Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Ainda no Colégio Pedro II, já exerceu os cargos de coordenador pedagógico do Campus Realengo II e de coordenador adjunto do Departamento de Espanhol e, atualmente, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica (GEPLIEB). Também é professor regente de Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Suas pesquisas tratam, principalmente, do ensino da pronúncia e das habilidades orais, bem como do tratamento da variação linguística em

Publicado

2024-02-26