Intuitivo, impreciso, fundamental: Os Afro-sambas

Autores/as

  • Túlio Ceci Villaça Autor/a
  • Leon Navarro Autor/a

Resumen

O artigo discute, a partir do repertório de canções produzidas por Vinícius de Morais e Baden Powell e classificadas por eles como “afro-sambas” e pelo álbum gravado por eles a partir deste repertório: as influências de cada um e de que forma estas influências se refletiram nas composições; a inserção deste repertório particularmente na obra de Vinícius e em seu projeto de conciliação das culturas africana e europeia, expresso também no musical Orfeu da Conceição, dele e Tom Jobim; as contradições inerentes a este repertório, resultantes das origens e vivências dos compositores; e finalmente, a influência deste na então nascente MPB.

Biografía del autor/a

  • Túlio Ceci Villaça

    Túlio Ceci Villaça é formado em Publicidade na ECO/UFRJ e cursou música na Escola Villa-Lobos e na Unirio. Atuou como músico, arranjador, compositor e regente de coros, como arte-educador no CCBB-RJ por dois anos, e a partir dessas experiências iniciou em 2010 o blog Sobre a Canção (tuliovillaca.wordpress.com), de crítica musical, cuja seleção de artigos deu origem ao livro Sobre a canção: e seu entorno e o que ela pode se tornar (Appris, 2020). Tem também publicados os livros de poesia Antifonária (digital no endereço antifonaria.blogspot.com), em 2007, e Logopeia (Moinhos, 2016).

  • Leon Navarro

    Leon Navarro é licenciado em Música pela UFRJ e mestrando pela UNIRIO. Atua como professor de violão, guitarra, ukulele e musicalização desde 2013. Trabalhou com grupos e compositores como Barcamundi, Gragoatá, Rebeca, Nino Navarro e Fundo, gravando diversos trabalhos e se apresentando nos últimos 10 anos. Mantém um canal no Youtube com foco no ensino da dita “música independente” contemporânea.

Publicado

2024-08-01