O jornal escolar como recurso para práticas de letramento no ensino fundamental

Autores

  • Adriana Angelim Pessanha Autor
  • Marli Hermenegilda Pereira UFRRJ Autor

Palavras-chave:

Letramento, Jornal, Tecnologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de letramento através da produção de um jornal escolar, que está sendo desenvolvido numa escola municipal localizada no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. O termo “letramento” propõe o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, a fim de que o indivíduo reconheça que o texto possui uma finalidade social. Para conciliar esta proposta de letramento aos avanços tecnológicos inerentes à nossa época é que pensamos em rever uma prática pedagógica antiga – a elaboração de um jornal escolar – mudando o suporte – em lugar do papel, um site virtual. Portanto, o “Charles News” é um jornal on-line que apresenta uma proposta de integração da comunidade escolar e visa ao aprimoramento das habilidades de leitura e escrita de alguns gêneros do domínio jornalístico. 
É necessário, ainda, esclarecer que, conforme orientam os Parâmetros 
Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa, o jornal escolar é uma simulação de um jornal real, pois sofre adaptações para ser aplicado em 
contexto pedagógico. O “Charles News” é coordenado pela professora da 
sala de leitura, e outros professores regentes e alunos colaboram com os 
conteúdos publicados. 

Biografia do Autor

  • Adriana Angelim Pessanha

    Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras.

  • Marli Hermenegilda Pereira , UFRRJ

    Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto III de língua portuguesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de variação Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação de orações temporais, conectores temporais, ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

25-10-2023