O testemunho como representação margi6nal em Estação Terminal, de Sacolinha

Autores

  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone Autor
  • Anna Karla Veiga Autor

Palavras-chave:

Literatura Marginal, Literatura de Testemunho, Estação terminal

Resumo

Considerando que um dos temas que mais tem se destacado na narrativa brasileira contemporânea é a da realidade marginal e/ou periférica, este artigo tem por objetivo investigar como se dá esta representação no romance Estação Marginal, de Sacolinha, a partir do viés testemunhal. A relação entre a Literatura marginal e a de testemunho se dá a partir de alguns traços configuradores, como o registro em primeira pessoa; o compromisso com a verdade e a lembrança; a vontade de resistência; a representação de um evento coletivo; a forte presença do trauma e a condição de minoridade (SELLIGMANN-SILVA, 2003).

   

Biografia do Autor

  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone

    Realizou a graduação (1995), o mestrado (2000) e o doutorado (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Atua como docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, bem como no PROFLETRAS. Membro do grupo de pesquisa CRELIT, vinculado à UENP, campus de Cornélio Procópio, no qual desenvolve o projeto de pesquisa "A representação de territórios marginais na ficção brasileira contemporânea: crítica literária e práticas de letramento". Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: recepção crítica, revisão crítica, ficção de 30, literatura comparada, literatura brasileira contemporânea, educação literária, literatura e ensino. Possui dois livros publicados pela Editora AnnaBlume: o primeiro editado em 2006, "A recepção crítica de O amanuense Bemiro, de Cyro dos Anjos (1937)"; e o segundo, em 2010, "As leituras de O amanuense Belmiro: da crítica jornalística à crítica universitária". Em parceria com Vanderléia da Silva (UENP-CCP) organizou os livros "Instâncias de legitimação: processos de recepção e crítica literárias" e "Desafios contemporâneos: a escrita do agora".

  • Anna Karla Veiga

    Graduanda em Letras – Português e Inglês desde o ano de 2015, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica ligadas ao projeto “A representação de territórios marginais na ficção brasileira contemporânea: recepção crítica e práticas de letramento”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Paula Franco Nobile Brandileone.

Downloads

Publicado

2023-10-25