Problematização da definição de disco conceitual, e tentativa de sua aplicação à discografia da Música Popular Brasileira

Autores/as

  • Lauro Meller Autor/a
  • Edson Pereira Silva Autor/a

Resumen

A ideia de discos que são trabalhados com uma clara intenção de unidade entre as suas canções é algo que parece evidente, ao contrário da definição de disco conceitual que é problema teórico. Neste trabalho, aborda-se a questão a partir de um modelo contínuo, no qual os discos iriam de conceituais lassos até estritos. Dessa forma, as dificuldades de uma definição categórica são resolvidas sem, contudo, fechar a discussão. A partir desse ponto, então, são analisados os discos Canções praieiras (Dorival Caymmi, 1954), O povo canta (CPC, 1962) e Sociedade da Grã Ordem Kavernista (Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Mirian Batucada e Edy Star, 1971), na tentativa de sintetizar a metodologia e as soluções possíveis para o problema evidente, porém elusivo, desse produto da indústria cultural que é o disco conceitual.

Biografía del autor/a

  • Lauro Meller

    Lauro Meller é Professor Associado II na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Letras pela PUC-Minas, com estágio pós-doutoral no Institute of Popular Music, Universidade de Liverpool. Autor de Poetas ou Cancionistas? Uma discussão sobre música popular e poesia literária (Appris, 2015) e Iron Maiden: uma jornada através da História (Appris, 2018).

  • Edson Pereira Silva

    Edson Pereira Silva possui bacharelado em Biologia Marinha (1988) e mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Genética pela University of Wales-Swansea (1998) e pós-doutorado em Genética Molecular pela University of Swansea. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Populações de Organismos Marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria evolutiva, epistemologia e ensino. Além disso, participa dos grupos de pesquisa Interferências Literatura & Ciência (Letras UFF) e Literaturas, Linguagens & Contextos (Letras UFRRJ). Publicou o livro de poemas marEmoto em 2018 pela Editora Texto Território e o artigo “Música popular e as contradições do processo de modernização no Brasil: o projétil tropicalista” na revista Matraga (DOI: 10.12957/matraga.2022.70330) em 2023.

Publicado

2024-08-01