Desafios e possibilidades da cibercultura para a educação

Autores/as

  • Keite Silva de Melo Autor/a
  • Andréa Villela Mafra da Silva Autor/a

Palabras clave:

Desafios, Educação, Cibercultura, Potencialidades

Resumen

Nesse trabalho busco descrever o fenômeno da cibercultura, localizando as 
suas ambivalências e paradoxos, desafios e potencialidades para reflexão na educação. Na seção Possibilidades da cibercultura para a educação anuncio 
pelo menos cinco categorias, cada uma com dois exemplos, são elas:  Educação online e aprendizagem ubíqua; ativismo; divulgação científica; recursos educacionais abertos e autoria colaborativa. A busca por exemplos para ilustrar o potencial da cibercultura na educação tem por objetivos contribuir com o fazer docente, como uma inspiração para contextualização de projetos pertinentes e instigar o engajamento na cultura da colaboração e compartilhamento dos saberes docentes com seus pares.

Biografía del autor/a

  • Keite Silva de Melo

    Doutoranda em Educação (PUC-Rio), mestre em Educação (UNESA), especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância (PUC-Rio). Possui licenciatura em Pedagogia (UERJ) e está cursando a especialização em Educação, tecnologias e suas relações pelo CEFET-RJ. Atualmente é professora do curso de Pedagogia do ISERJ/FAETEC e Coordenadora de Tutoria do curso de Pedagogia bilíngue on-line do INES. Também é professora da SME-Duque de Caxias. Pesquisadora do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FAETEC/CNPq e integrante do grupo de pesquisa Cooperação e Avaliação em Educação a distância/PUCRio/CNPq.

  • Andréa Villela Mafra da Silva

    Pós-doutorado em andamento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente professora do Ensino Superior da FAETEC no Curso de Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Desde 2006 atua como Coordenadora de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação a distância na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de Campo do Plano de Ações Articuladas no Estado do Rio de Janeiro - MEC / FNDE (2009 - 2011). Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES (BASis/MEC/INEP), como avaliadora institucional de cursos de graduação e pós-graduação. Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais - FORPROTEC/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC, cadastrado no CNPq.

Publicado

2023-10-25