A cronística de Gaspar de Carvajal: realidades do Novo Mundo e do Velho Mundo

Autores/as

  • Jocenilda Pires de Souza do Rosário Autor/a
  • Carlos Henrique Lopes de Almeida Autor/a
  • Cesar Martins de Souza Autor/a

Palabras clave:

Cronística, Novo Mundo, Discurso

Resumen

O trabalho apresenta a cronística de Gaspar de Carvajal intitulada Descubrimiento del Río de las Amazonas que retrata a expedição de Francisco de Orellana e Gonzalo Pizarro em 1541/1542 quando cruzaram o rio Amazonas. Na obra, notamos a descrição da conquista do Novo Mundo que significou uma aproximação com os ideais do Velho Mundo. Duas realidades distintas que ganharam representatividade nesse processo. O novo cenário repleto de contrastes que surgiu diante dos olhos curiosos dos conquistadores, aos poucos se tornaria um lugar onde confirmariam a existência do que já haviam tomado como verdade, em virtude principalmente das leituras das novelas de cavalaria e de uma visão etnocêntrica do Novo Mundo. Os mitos também impulsionaram a exploração e dominação de novos territórios. Para isso, desenvolveram-se estudos bibliográficos sobre os temas, utilizando-se autores como Irving (1996), Pizarro (2009), Heufemann-Barría (2014), Mignolo (1982), Almeida (2013) entre outros. O resultado deste trabalho busca apresentar as realidades do Novo Mundo e do Velho Mundo presentes no discurso de Carvajal e a contribuição da cronística para futuras pesquisas sobre o tema.

Biografía del autor/a

  • Jocenilda Pires de Souza do Rosário

    É Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós- Graduação em Letras ( UFPA), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA).Possui Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas pela FIBRA. Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2009), graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Lobato. Faz parte da Editoração da Nova Revista Amazônica (UFPA) e dos Grupos de Pesquisa NARRARES (UFPA) e Literatura, Educação, Sociedade e Cultura ( UNILA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, saberes, educação ambiental, informática e etnomatemática.

  • Carlos Henrique Lopes de Almeida

    É graduado em Letras Português e Espanhol(2000). Possui mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2003). Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás(2013). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Integração Latino-americana , atuando na área de ensino de Língua espanhola como língua adicional e literatura latino-americana; Áreas de interesse de pesquisa: Ensino de Língua e Literatura, Língua espanhola instrumental, literatura da América Latina; Literatura e História; Nueva Novela Histórica; Literatura Contemporânea; Literatura comparada; Literatura do descobrimento. Atua no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) da UNILA e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA na docência, orientação e pesquisa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literaturas de Língua Espanhola. Líder do grupo de pesquisa Literatura, Educação, Sociedade e Cultura (UNILA) e membro do grupo de pesquisa NARRARES (UFPA) e do grupo Literatura, Arte e Mídia (UNITINS).

  • Cesar Martins de Souza

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2002), doutorado e pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012 e 2015). Atualmente é professor do Campus de Bragança e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Memórias do pós-Segunda Guerra no Ocidente Europeu, Ditadura civil-militar no Brasil, grandes projetos de integração no Brasil e na América do Sul, fronteiras, História da Saúde e Ambiental, Transamazônica, Xingu, migração. Editor-chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA.

Publicado

2024-02-08