Julio Cortázar na autoestrada performática

Autores/as

  • Acacio Scos Autor/a
  • Mac Donald Fernandes Bernal Autor/a

Palabras clave:

Cortázar, Performance, Romance

Resumen

Este trabalho objetiva investigar o desenvolvimento conceitual do romance Los Autonautas de la Cosmopista, do escritor argentino Julio Cortázar. A análise vale-se de reflexões de autores que abordam tanto a performance, quanto a escritura. Em um primeiro momento, o trabalho apresenta um breve mapeamento de características da arte performática em parceria com o estudo dos conceitos de Escritura e Jogo propostos por Paul Zumthor (2005). A escolha do romance permite estabelecer uma ligação mais clara e eficaz da performance junto ao texto literário em um dos textos em que a performance aparece de maneira mais latente em Cortázar, sem partir do pressuposto de uma possibilidade performática. Portanto, a escolha de Los Autonautas de la Cosmopista é pontual, uma vez que nem todos os romances carregam traços justificáveis e palpáveis de performance. No texto analisado é possível perceber que a ação descrita no livro é de origem performática, possibilitando ao leitor a interpretação de um ato performático. Desta maneira, a obra de Cortázar atinge o leitor em distintos planos, já que um texto para ser considerado performático exige a presença do corpo em ação acompanhado de uma forma textual e a utilização do leitor no ato da leitura.

Biografía del autor/a

  • Acacio Scos

     é Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi bolsista da Capes nos anos de 2010 e 2011. Graduado em Licenciatura Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2009), foi bolsista PIBIC (CNPQ) e desenvolveu o projeto: o Discurso fantástico no romance O Incidente em Antares de Érico Veríssimo. Realizou o trabalho de conclusão de curso intitulado: Metalinguagem e Jogo em Julio Cortázar. Foi tutor do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) das disciplinas de: Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Áreas de interesse: Literatura Hispano-americana, Literatura Brasileira, Literatura Espanhola e Performance, Língua Portuguesa e Comunicação.

  • Mac Donald Fernandes Bernal

    é doutor e Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras (Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE); Cursou disciplinas no curso de graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana (Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA); é Especialista em Comunicação Empresarial (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC); possui Capacitação em EAD (Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná - INSEP); e Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC). É integrante do corpo docente do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC, nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo). Dedica-se a pesquisas sobre comunicação, cultura, memória social e identidade regional. Atua na coordenação de projetos gráficos e de marketing na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (Fundação Cultural e Secretaria de Planejamento). Tem experiência na área de Comunicação, Letras, Artes, Produção Cultural, Publicidade e Marketing. Atua profissionalmente na área de pesquisa histórica e patrimonial, design gráfico, editoração e diagramação, além de treinamentos e consultoria na área de cultura, comunicação social e artes. 

Publicado

2024-02-08