Estratégias metacognitivas na leitura e produção do texto dissertativo-argumentativo: uma análise da atividade aplicada ao Cursinho Popular Edson Luís

Autores

Palavras-chave:

metacognição, redaçãoodoenem, compreensãoleitora

Resumo

O artigo discute como estratégias metacognitivas podem favorecer a leitura e a produção do texto dissertativo-argumentativo entre estudantes do Cursinho Popular Edson Luís, considerando as exigências da redação do ENEM e as desigualdades educacionais. O objetivo geral é analisar uma atividade didática estruturada pelas autoras para desenvolver planejamento, monitoramento e avaliação da compreensão, articulando leitura crítica e construção argumentativa. A pesquisa adota abordagem qualitativa de caráter analítico-descritivo, centrada na elaboração de uma proposta pedagógica organizada em momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura. A análise do material elaborado indica que as perguntas e orientações presentes na atividade estimulam a ativação de conhecimentos prévios, o estabelecimento de objetivos de leitura, a identificação de informações relevantes, a verificação da própria compreensão e a revisão consciente do texto produzido, promovendo maior clareza de tese, organização argumentativa e responsabilidade ética na elaboração da intervenção. 

Biografia do Autor

  • Lívia da Silva Leite, Universidade Federal de São João del-Rei

    Mestranda bolsista em Letras (Área de concentração: Teoria Literária e Crítica da Cultura - Linha de Pesquisa: Discurso e Representação Social) e possui graduação em Letras (Licenciatura em língua portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2023).

  • Natália Elvira Sperandio, Universidade Federal de São João del-Rei

    Doutora em Estudos Linguísticos ( Linguística Aplicada, linha linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras (Licenciatura em língua portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2007), mestrado em Letras (Área de concentração: Teoria Literária e Crítica da Cultura - Linha de Pesquisa: Discurso e Representação Social) e Phd em Letras por essa mesma universidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). 

Downloads

Publicado

28-04-2026