Ingedore e Marcuschi na “virada textual” das aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Beatriz Feres Autor
  • Fábio André Cardoso Coelho Autor

Palavras-chave:

Ingedore Villaça Koch; Luiz Antônio Marcuschi; Linguística Textual.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo geral destacar algumas contribuições conceituais propostas por Ingedore Koch e Luiz Antônio Marcuschi, ao longo de suas trajetórias profissionais/acadêmicas, particularmente, no processo de construção do arcabouço teórico da Linguística de Texto no Brasil, sua disseminação e relação com o ensino de Língua Portuguesa. Para tratarmos dessa tarefa, delineamos um “passeio” por algumas obras desses autores, ressaltando conceitos diretamente ligados à “virada textual” ocorrida nas aulas de Língua Portuguesa da escola básica, nos últimos vinte anos. É de singular importância a clareza de que este texto se apresenta como uma breve homenagem pela grandiosidade das pesquisas, pelos inúmeros trabalhos registrados e também pelo nosso reconhecimento àqueles que norteiam não só nossas pesquisas, como também a formação dos nossos licenciandos nos cursos de Letras.

Biografia do Autor

  • Beatriz Feres

    Beatriz Feres é Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, na linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. Atua também nos cursos de Especialização em Literatura Infantojuvenil e em Língua Portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino (LeiFEn/UFF/CNPq). É também membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas - EnLIJ (UERJ).

  • Fábio André Cardoso Coelho

    é Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, estilística, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas e linguística. Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF)" (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-01-27